Itacaré

Itacaré é uma pequena cidade localizada no litoral do estado da Bahia, na Costa do Cacau, ao sul do Salvador.

 

É um local ideal para os amantes do surf devido às suas grandes ondas durante todo o ano, tem praias ideais para principiantes e outras para surfistas pro.

 

Itacaré, como muitos outros destinos no centro e norte do Brasil, é um destino muito bom para se visitar durante todo o ano, já que a temperatura varia muito pouco. Os meses mais quentes coincidem com a temporada de verão que ocorre entre dezembro e março. Nesses meses, a temperatura pode chegar a 30°C, em média. Durante os meses mais frios, a temperatura cai ligeiramente e a temperatura máxima chega a 26°C.

 

Quanto à chuva, é importante saber que não há época em que não chova. Mas raramente são um impedimento para a viagem, pois duram pouco tempo e depois de alguns minutos o sol volta a aparecer.

 

As praias de Itacaré são muitas e todas bem bonitas. São divididas em duas zonas: praias urbanas, ou seja, aquelas com acesso pelo centro da cidade, bem pertinho da pousada, e praias remotas, que podem ser alcançadas pela rodovia BA-001, seja com carro, taxi ou transfer. Será preciso fazer uma caminhada pra chegar até o mar.

O QUE FAZER EM ITACARE?

 

Praias urbanas: Concha, Resende, Tiririca, Costa, Ribeira

Pousada Lanai Itacaré

*Praia da Concha:
com mar calmo e ampla infraestrutura. É a única praia sem surf por não ter ondas, ideal para quem quer nadar ou crianças. No final da tarde, se acostuma ir andando até o canto esquerdo para assistir o pôr do sol no Mirante do Xaréu.

Pousada Lanai Itacaré

*Praia do Resende: 
a primeira praia do caminho das praias, com muitos coqueiros, algumas barracas, ondas para surfar e muito verde.

Pousada Lanai Itacaré

*Praia da Tiririca:
a segunda praia do caminho das praias, ao lado da Resende. A praia com as ondas mais fortes, ideal para surfistas experimentados. Lugar onde se realizam alguns campeonatos internacionais.  Conta com uma pista de skate no alto da praia.

Pousada Lanai Itacaré

*Praia da Costa:
pouca gente frequenta esta praia, em razão das fortes correntezas.
Possui muitos coqueiros e grama para sentar.

Pousada Lanai Itacaré

*Praia da Ribeira:
última praia do caminho das praias. Possui estacionamento e várias cabanas que servem bebidas e tira-gostos. O Rio Ribeira forma pequenas quedas d´água, que forma uma piscina natural de água doce. Tem tirolesa para fazer.

Passeio das 4 praias: Engenhoca, Havaizinho, Camboinha, Itacarezinho.

Pousada Lanai Itacaré

*Praia de Engenhoca:
a trilha de acesso tem início no km 12 da Rodoviária BA-001, sentido Ilhéus. Tem estacionamento. A trilha são 20 minutos de caminhada. Frequentada por surfistas iniciantes, pelas ondas mais cheias e longas. Um riacho forma uma piscina de água doce, ideal para crianças.

Pousada Lanai Itacaré

*Praia de Havaizinho:
pequena praia com muitos coqueiros, água cristalina e areia branca. O acesso é pela mesma trilha que vai para Engenhoca. Tem cabanas rústicas que servem comida e bebida.

Pousada Lanai Itacaré

*Praia de Camboinha:
desde Havaizinho tem uma trilha que segue até Camboinha, ou também conhecida como Gamboa.

Pousada Lanai Itacaré

*Praia de Itacarezinho:
é uma praia enorme com 3,5 km de extensão, muitos coqueiros ao redor e ondas grandes para surfar. A praia tem bar e restaurante e é ponto de desova de tartarugas marinhas. No km16 e meia hora de caminhada pela selva.

Pousada Lanai Itacaré

– Praia de Jeribucaçu:
o acesso é feito pela rota, no km 6 sentido Ilhéus, depois tem que pegar uma estrada de terra de 4 km, e depois por uma trilha de 1km. A água é muito limpa, e colide com um rio, o que a torna muito especial. Também tem boas ondas para o surf.

Pousada Lanai Itacaré

– Prainha: 
a trilha começa na última praia urbana, Praia da Ribeira. São 4 kms pela Mata Atlântica, aproximadamente 40 minutos de caminhada. Frequentada por surfistas, a praia oferece estrutura mínima, só uma barraca com algumas bebidas, banheiro e ducha.

Pousada Lanai Itacaré

– Praia São José: 
vizinha á Prainha. Ainda que seus arredores sejam de propriedade privada, a praia é sempre pública. Ou tem opção de pagar o day use para aproveitar as instalações que ali oferecem.

Pousada Lanai Itacaré

– Praia do Pontal:
acesso cruzando de lancha o Rio de Contas, mar aberto. Ideal para surfistas. No canto direito tem o Rio para assistir o mais lindo pôr do sol da Bahia.

Pousada Lanai Itacaré

– Praia da Orla: 
é a única que não é adequada para banho. Cheia de barcos para fazer passeios, ou cruzar ao outro lado do Rio das Contas para assistir o mais lindo pôr do sol de Itacaré. Fica a apenas 3 minutos da pousada.

Pousada Lanai Itacaré

– Mirante Ponta do Xaréu: 
fica na ponta esquerdo da Praia da Concha, ou a 3 minutos da Orla. É uma coisa que você não pode deixar de fazer quando estiver em Itacaré.

– Cachoeiras: do Cleandro, da Usina, de Tijuípe, Bom Sossego.

Pousada Lanai Itacaré

*Cachoeira do Cleandro: 
acesso pelo Rio de Contas, em barco ou canoa. A cachoeira se encontra dentro de uma fazendo de cacau, cravo e guaiamum. São 3 quedas com uma piscina natural boa para banho. Tem restaurante. Cobram taxa de acesso por pessoa.

Pousada Lanai Itacaré

*Cachoeira da Usina:
acesso por trilha de 10 minutos, no km10 sentido Ilhéus. Se pode tomar banho numa bela piscina natural, e ainda tem outra trilha pelo manguezal que leva até a Praia de Jeribucaçu.

Pousada Lanai Itacaré

*Cachoeira de Tijuípe:
localizada dentro de uma fazenda, no km22 por isso cobram taxa de entrada. Possui restaurante. Oferecem passeios de caiaque. Trilha curta, e tem mais uma pequena trilha ao lado de cachoeira com uma caminhada de 400 metros.

Pousada Lanai Itacaré

*Cachoeira Bom Sossego:  
a 8km de Itacaré, dentro de uma propriedade privada por isso cobram taxa de acesso. Tem restaurante.

Pousada Lanai Itacaré

– Fazendas de Cacau:
passeios que acompanham o processo de produção artesanal de chocolate. Degustações, e restaurante aberto ao público.

Pousada Lanai Itacaré

– Esportes para fazer: 
surf, stand-up, canoagem, body-boarding, mergulho, buceo, passeios de barco ou de lancha e pesca Oceânica; rafting, bike, trekking, passeios de barco no mangue, arvorismo e tirolesa.